segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conversa Fiada

"E que é preciso, mais que nunca, prosseguir"


Quando paro para olhar para trás - algo que tenho feito bastante ultimamente - percebo que a Lívia que um dia eu fui se perdeu em algum lugar no tempo. Tenho a impressão de que, pelo caminho, a menina cheia de utopias, que queria conhecer o mundo e mudar nele o que houvesse de errado tomou decisões diferentes das minhas e seguiu por outra estrada.
Se a Lívia de 15 anos visse hoje a de 21, certamente não a reconheceria. Aquela primeira, de alguns anos atrás, jamais debruçaria à janela para ver a banda passar à espera de que a vida a alcançasse, de repente, trazendo-lhe tudo aquilo pelo que anseia. A atual, porém, desiste da luta antes mesmo de subir ao ringue pelo simples medo da derrota.
Ao ver uma amiga entregue à mesma inércia em que me encontro, sou capaz de oferecer conselhos e fazer críticas com a voz da experiência de uma senhora que conquistou tudo pelo que lutou. Jesus disse certa vez aos seus discípulos - e é bem verdade - que é mais fácil ver a farpa nos olhos do próximo do que perceber a trave que cega os nossos.
"Ela fica esperando que a vida lhe dê tudo de mão beijada."
...
De repente, com uma clareza ofuscante, me vejo debruçada sobre um parapeito, ao lado da tal amiga, observando a vida, que desfila alegre diante de nós que permanecemos apenas observando, por não sabermos dançar conforme a música.
No meio da multidão reconheço aquela Lívia de uns anos atrás que, dançando, me convida a seguir com ela. E eu vou. Um pouco tímida, pois sempre me faltou uma certa maleabilidade, um pouco de ritmo.
Será que um dia eu acerto os passos?


--> Música da semana: Diga lá, coração - Gonzaguinha

2 comentários:

May Guimarães disse...

Amiga, lindo isso. E certamente acertará os passos. O primeiro vc jah deu que foi começar a enxergar o que era e o que poderia/poderá ser... E como suas palavras são serenas e leves.

Giulia Gomes disse...

"Eu apenas queria que vc soubesse...
que esta menina, hoje é uma mulher.
E que essa mulher é uma menina, que colheu seu fruto, flor do seu carinho.
Eu apenas queria que você soubesse...
que aquela alegria ainda está comigo.
E que aquela ternura nâo ficou na estrada, nâo ficou no tempo, presa na poeira..."

"...e que a atitude de recomeçar é todo dia! Toda hora! E se respeitar, sua força e fé. Se olhar bem fundo até o dedão do pé!"

Eu apenas queria que você soubesse, que essa criança brinca nessa roda.
E nâo teme o corte das novas feridas, pois tem a saúde que aprendeu com a vida!