domingo, 11 de abril de 2010

Falando Sério

É impossível ligar a televisão e ouvir as autoridades dizendo que a culpa das mortes devido ao deslizamento sejam culpa dos pobres moradores de favela. É tão comum, e fácil, colocar a culpa na população que não é assistida pelos próprios governos que as culpam pelas mortes que já carregam nas costas.
Falta de tudo - informação, saúde, segurança, saneamento básico... Falta casas e lugar para construí-las. Em cada lugar que passo só vejo construções de prédios com alguns andares e poucos apartamentos por pavimento. O preço? Dez rins e doze pulmões. No caso de Niterói, a vida de pais, filhos, tios, irmãos. Para mim, desconhecidos que morreram em uma tragédia. Mas não deixo de estar de luto. Pelos que morreram nessa tragédia e pelos que, infelizmente, irão morrer nas próximas.
Não adianta só retirar os moradores de sua casa e encaminhá-los a abrigos ou sugerir casa de parentes, ou então construir alguns condômínios de baixa renda longe dos centros de trabalho. É necessário se pensar em moradia. Barata e acessível. Afinal, não é todo patrão que concorda em pagar a passagem para o empregado.
É a vida debaixo da terra, soterrado por impostos em cima de tudo que se precisa comprar. Ou a vida em cima da terra, sem emprego, em um lugar onde nunca irão te olhar. Se já não olham quando estão amontoados em cima de morros sobre as nossas cabeças?
O que nos resta fazer? Discutir, discutir, discutir... E, no fim, encontrar solu
ções.

Um comentário:

Lívia Pinho disse...

não é difícil encontrar as soluções. discutir então, nem se fala...
o problema é que agir requer um pouco mais: dedicação, vontade, tempo... e é ái que o bicho pega.