quinta-feira, 8 de abril de 2010

Calabresa neles!

Mais uma vez começou a contagem progressiva de mortos. Mais uma tragédia amplamente televisionada. Em choque me encosto no sofá, incrédula, diante da TV. Ao vivo, pessoas desesperadas, desabrigadas, desesperançosas. As autoridades pronunciam o óbvio: Se estiverem seguros não saiam de casa, se não estiverem, saiam. Pela primeira vez na história, a calamidade é na minha cidade. Niterói está debaixo de terra. Da minha varanda, segura e protegida, vejo morros desabando e helicópteros passando.
Na TV: Niterói – Ao VIVO.
E a chuva continua.
O jogo começa no Maracanã... Nunca vi um local ser limpo tão rápido! Se as autoridades usassem essa força de vontade toda para ajudar os desabrigados, convencer os moradores de área de risco a abandonar suas casas, trazer suplementos para os abrigos e escolas,.... imagina só! Ta faltando bombeiro em Niterói e nos morros do Rio, mas no Maracanã todos de prontidão para o que pode acontecer durante um jogo que não podia esperar o luto. Na platéia, meia dúzia de gatos pingados que nadaram até o estádio. Depois de 10 segundos de silêncio (suposto um minuto de respeito) e bandeiras a meio mastro, festa e futebol. Realmente! Ajudar os outros para quê se podemos assistir o jogo do Flamengo?!
Boatos de arrastão no centro de Niterói e Icaraí. Será realmente boato? Negado pela polícia, noticiado pela Globo. Ah, então foi só pânico mesmo...
Desespero por todo lado! É um fato que o perigo está nas ruas... nos morros não está mais. São pessoas pobres, desabrigadas, desesperadas. Não são bandidos! São pessoas!
Aqui estou eu, protegida na minha varanda vendo a chuva alagar mais uma vez minha cidade querida. Até agora, não vi declarações de nenhuma autoridade municipal. Afinal, cadê o Jorge Roberto Silveira? No twitter, alguém postou uma verdade: Sérgio Cabral cumpriu o que prometeu: Água e Esgoto na casa de todo mundo do RJ!

4 comentários:

Lívia Pinho disse...

muito boa essa do twitter.
o jorge roberto deu as caras ontem à noite no morro do bumba, mas dps sumiu. deve estar se protegendo de possíveis novas tempestades.. afinal de contas, em meio ao caos, a regra é "salve-se quem puder".
não?

Aluisio disse...

Mandou bem,Giulia! Calabresa neles que estão há 16 anos no governo de Niterói!O Srs Jorge Roberto e Morcazel dizem-se surpresos com os desastres no morro do Bumba ,construções na area de antigo lixão abandonado em 1986, situação do conhecimento deles.
bjs
Aluisio

May Guimarães disse...

Ah se fosse o Vasco!!! "Sacanagem"...bom, soh hj que o Sr.Jorge Roberto se pronunciou e declarou calamidade na cidade...desde terça feira o morro do Estado, em frente ao meu predio,onde graças a Deus estou segura e sequinha, está ameaçando desabar e os moradores nao querem abondonar suas casas... e no morro do Bumba estao soterradas parentes de pessoas proximas a mim...desastres que poderiam ter sido evitados..."a lei não tem que ser: cada um por si e Deus por todos".

Unknown disse...

Parabéns Giu Giu....você está, a cada dia, melhor e mandando muito bem!!!!
E com o principal para um grande escritor: a sensibilidade para estar atenta a pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
Agora, interessante que o nosso governador chorou pelos royalties perdidos, mas não derramou uma lágrima pelas vidas perdidas. Inversão de valores? hipocrisia? ganância e sede de poder que transforma seres humanos em pedras de gelo?....só temos que lamentar.
Beijos!!!!