terça-feira, 21 de julho de 2009

Arteculando

Arte: 1Capacidade humana de aplicação prática de idéias. 2Atividade de expressão estética de sensações e idéias. 4Jeito, habilidade. 5Bras. Travessura.
Articular: 1Unir (uma coisa a outra). 2Pronunciar distintamente.

UFA! Essa breve introdução didática é para tentar explicar essa ‘distinta travessura’: ARTECULANDO.
Você irá se perguntar o que será falado aqui, qual é a proposta?
Eu te respondo: Sei lá, oras.
- Como assim?
- Assim sendo!
É sobre tudo, nada e mais um pouco: Teatro e cinema, shows e poesias, críticas e críticas. Agora você se pergunta: Quem é que está a frente dessa bagunça? A quem pertence essa mente insana?
“Rafael Fiuzza nasceu no dia 05 de agosto de 1986, começou a falar aos...

----------------------------------------------------------------------------------
( texto censurado pela CACCD - Comissão Anti-Chatice e Coisas Desnecessárias)
----------------------------------------------------------------------------------

Iniciou sua carreira artística aos 11anos (1997) com a peça ‘Boi Bumbá’ no Teatro Municipal do RJ (em um festival inter-escolar), experiência que o fez se apaixonar pela dramaturgia, para desgosto de sua mãe.
Ao longo de sua estrada cênica, dividiu o palco com grandes atores que o ensinaram muito, como Stella Fracho, Elis Negão, Diego Abreu, Gualter Jr, Ricardo Brandão e Ricardo Sanfer, esses dois últimos também foram seus diretores em diversos projetos, assim como Ricardo Silva e Joel d’Castro seu grande professor e amigo. Por dois anos (2006/07) fez parte de um grupo de palhaços (literalmente) que visitava, brincava e animava crianças internadas no Hospital Darci Vargas, instituição de saúde pública de São Gonçalo, mesmo grupo que, ocasionalmente, era convidado a se apresentar no Hospital do Inca.
Por cinco anos fez parte da Cia de Teatro Vida Real, companhia teatral evangélica da Primeira Igreja Batista em São Gonçalo (PIBSG) e foi diretor e professor da Cia de Teatro Vida Real Jr. Foi diretor cênico do espetáculo Sementes da Terra, da Cia Dimensões, assistente de direção da peça infantil Meu Quarto é um Conto e hoje faz parte da Cia Anibal Erthal produções.

Principais trabalhos de Fiuzza:
- O Gato de Botas (julho de 2009 no Teatro da Uff)
- Sabrina a Bruxinha Cantora (abril de 2009 no Teatro da Uff)
- Meu Quarto é um Conto. (ator e assistente de direção/ abril de 2007 no Teatro Henriqueta Brieda / outubro e novembro de 2008 no Teatro do SESI- centro do Rio/ Teatro Carequinha 2008)
- Do outro Lado (maio e junho de 2007 Teatro América)
- O Bom filho a casa torna. (remontagem 2006)
- O Pequeno Fruto Notável (ator e diretor/ 2006)
Participação do Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro com o espetáculo “Meu quarto é um conto” – Premiação: Melhor cenário. (Teatro Princesa Isabel, Junho/2007).
Em 2008 ingressou na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena (ETETMP), blá, blá, blá... Enfim, um breve (rsrsrsrs) resumo de seus trabalhos.
Hoje, Fiuzza, como é chamado pelos amigos do teatro, além de atuar e dirigir, também exerce as funções de maquiador (maquiagem artística e social) e produtor de eventos (faz parte da equipe de produção do Concurso Miss Niterói).
Caiu nesse blog de cabeça e espera corresponder às expectativas, até porque divide esse espaço com aspirantes a jornalistas e uma futura graduada em letras.
Arteiro e artífice de nascença, tão complexo ou mais do que essa coluna, irá semanalmente, sempre as terças, falar sobre o que vier a cabeça.
Divirtam-se.

Espero que tenham gostado, bjs e téterça.

2 comentários:

Lívia Pinho disse...

"arteiro e artífice"

Gaio! disse...

mais arteiro do que artífice, né, Lívia? Rsrsrsr brincadeira, Fiuzza!