sábado, 25 de julho de 2009

Desresbunda

Linguista, atriz e (metida a) poeta. Sou o movimento, a energia, a alegria, o parnasianismo, com sua peculiar pitada de frieza e medida. Sou meio assim catacrese. Eu sou a Gaio e que o prazer seja nosso.


Cá estou.
Loira, cabelos lisos e malhada.


Não, não dançarei na boquinha da garrafa ou coisa que o valha, nem discorrerei sobre o correto uso da estampa de oncinha (embora não faça tanta diferença). Nada contra essas coisas especificamente. Tudo contra a inversão de valores. Ou, melhor dizendo, a perda total de valores, pois nem se chega mais a perceber estes, ainda que deturpados, tamanha a preocupação com o aspecto plástico. O que vejo é uma espécie de humanismo plástico (eu quero a luz do Iluminisno!!! Mas para as idéias, para o conhecimento e não para ver melhor as curvas da vizinha gostosona), o que conta é o homem (na verdade, a mulher - piadinha infame inevitável), mas não em sua essência. A preocupação com o ‘sou’ não remete mais a algo filosófico, mas fisiológico.

É o auge do mercado do sexo e quando digo isto não me refiro a redes de prostituição ou à venda de filmes pornôs, mas à hiper-valorização e à necessidade do imediato e passageiro, pois é esta a conotação que o sexo passou a ter. Ok, não falarei de amor (não hoje, mas se preparem porque eventualmente terão que aturar este tema comigo aos sábados), mas a banalização do sexo assusta. Não só a banalização em si, mas o que ela acarreta: uma sociedade que agora trata todas as coisas como passou a tratar o sexo. E é claro que não me refiro à beleza, afinal, gente feia também trepa! Mas ao imediatismo, ao passageiro e ao superficial. Eis o busílis da questão.

Então, abrindo esta coluna dos sábados, o que digo que há não é desrespeito, mas desresbunda. Primeiramente pela analogia com a perda dos valores e, “segundamente” (isto se chama licença poética - eufemismo para erro de gramática...), já que é para fazer analogia, que cedamos à preferência nacional, façamos com o nome que mais se aplica.

5 comentários:

Giulia disse...

primeiramente, faço minhas as suas palavras sobre valores.
Segundamente hahahhaha
librianos são superiores! =)

Lívia Pinho disse...

gostei do título.

Letícia Lannes disse...

aaah acho que só venho aqui nos sabados... a may qe me perdoe hahahaha

Gaio! disse...

Ah, pára! Eu venho aqui nos sábados só pq sou obrigada! ahahahaha

O empírico disse...

E terceiramente?

Vale licença poética em comentário.

Acabei de conhecer o blog nessa configuração atual. Virei mais vezes.