segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Conversa Fiada

"Família! Família! Cachorro, gato, galinha..." - Parte 2



Aposentada, Fátima visita a casa três vezes por dia, para limpar, trocar a areia sanitária, dar água e conversar com os felinos. Eu perguntei quanto ela gasta por mês, levando em consideração luz, água, ração, areia, remédios, veterinário, vacinas... Acho que nem ela sabe ao certo, mas me dá uma ideia muito vaga: as castrações custam entre 80 e 100 reais, dependendo do sexo; toda semana é consumido um saco de ração de 10kg, que custa cerca de 50 reais; por dia, ela gasta dois sacos de areia, cada saco custa três reais; os remédios são poucos; o desinfetante ela compra concentrado e rende bastante; vacina é uma vez por ano.
- Você já buscou alguma ajuda da prefeitura ou algum tipo de convênio com a veterinária para gastar menos? - eu perguntei.
- Ah, nunca tentei não. Porque tem umas pessoas aqui em Cataguases que têm animais. Tem uma moça, que mora em outro bairro, que tem vinte cachorros. Tem muita gente aqui que gosta de bicho, sabe? Estão pelejando uma ajuda da prefeitura e não conseguem um canil.
- Aqui não tem controle de zoonoses?
- Não tem nada. Nada, nada, nada. Aqui, as pessoas que gostam de bichos, elas têm e elas mesmas mantêm os seus bichos. Não têm ajuda nenhuma de ninguém. - ela conclui.
O número de animais abandonados na cidade vem aumentando e, nas ruas, não mais se veem apenas os típicos "vira-latas", mas também cachorros de raça. Desde poodles até um rottweiler que foi abandonado há uns meses e a Fátima tanto procurou, que encontrou um novo dono para ele.
- Eu acho que as pessoas deviam se conscientizar de que têm que ajudar. Tudo bem que eu eu exagerei; confesso que exagerei. Mas eu acho que se cada pessoa tivesse um bicho tirado da rua, já ajudaria muito. - ela diz.
O que muitas pessoas não sabem é que tirar um animal da rua é muito simples. Você não precisa sair por aí tentando, por conta própria, pegar um cachorro ou um gato na rua e levar para casa. Existem diversas feiras de adoção e há também a SUIPA e os centros de controle de zoonoses de cada cidade. Querendo, é só procurar.
- Eu peço a Deus para me dar saúde, sabe, Lívia, pra eu poder continuar ajudando eles. Porque é o que eu falo, todos esses gatinhos aqui, se eu não tivesse pego, eles já tinham morrido. - desabafa.



--> Música da semana: Família - Titãs

Um comentário:

May Guimarães disse...

Desabafa eh ótimo...
Bom, acho q devia continuar com entrevistas na coluna...acho muito legal...