quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Falando Sério

De todas as coisas que aprendemos no dia a dia, seja de leitura, seja de conversa algumas valem a pena ressaltar. Falar sério nem sempre é fácil tendo diversas piadas que nos rondam (e que muitas vezes são responsáveis por tornar a nossa existência mais suportável. Outras coisas só nos fazem ter decepções com a vida e com as pessoas.
Talvez caia para um post nostálgico, talvez engraçado ou talvez, então, um péssimo texto. Mas é uma tentativa sincera de expressar algumas das coisas que eu aprendi. E que respeito. O que não sair hoje sai outro dia. Afinal, vivendo e aprendendo.


- Todo mundo tem um preço. O dinheiro é capaz de fazer as pessoas agirem e suportarem coisas horríveis. Algumas vezes vale a pena, outras não. É falsidade dizer que não se vende por nada. A realidade é que ainda não encontraram o valor correto.
- O estudo é a única coisa que leva a algum lugar. Ultimamente a seleção pra gari e trabalho de empregada doméstica, mas é melhor que ficar desempregado. E não, essas profissões não são indignas, só esperávamos que um diploma de mestrado valesse alguma coisa menos trabalhosa. E não está valendo.

- Inteligência não é tudo. Se achar mais inteligente do que realmente é não pode. Se chegar em algum lugar e quiser mostrar que é inteligente, fique quieto. Pessoas inteligentes, não discutem por qualquer coisa. Apenas mediam debate. Não queira mostrar que sabe mais do que os outros. Se seu pai não for rico e se você não tiver indicação de ninguém passará por prepotente, e não por capacitado.

- Mídias sociais são uma droga. Resumem suas relações interpessoais a scraps no Orkut e tweets, no Twitter, e seja o que for no Facebook. Deletem os seus o mais rápido que puderem. Mas, só se tiver tantos amigos assim na vida real. Fugir da internet pode te levar a um ostracismo nunca antes visto na história desse país. E te deixar por fora de tudo. Ter créditos no celular ajuda a prevenir esses problemas

- Mantenha amizades duradouras. Pode parecer piegas, mas amigos são realmente algo para se guardar do lado esquerdo do peito. Mas não ligue para seus amigos às duas horas da manhã ou chorando após ver um filme. Eles podem não te atender da próxima vez. E pode ser realmente sério.

- Ficar sozinho não é a pior coisa do mundo. Às vezes um pouco de solidão faz bem. Mas tenha certeza de estar acompanhado sempre que quiser beber ou então quando precisar tomar algum remédio controlado que possa causar desmaios.

- Mande cartas pelo correio. O papel causa uma aproximação incrível entre as pessoas. Mas tenha certeza de mandar para o endereço correto e de escrever o nome do remetente do lado do remetente e não do destinatário. Receber cartas enviadas por você mesmo pode ser extremamente constrangedor.

- Nunca menospreze o trabalho dos outros. Coisas que você pode considerar insignificantes podem fazer toda a diferença. O mundo sem garis seria inviável, sem médicos, sem faxineiras, sem professores, sem motoristas de ônibus. Os únicos dispensáveis são os porteiros do meu prédio, que nunca ficam no lugar. Lugar de porteiro é na portaria.

- Cultive boas relações com os moradores do seu prédio. Não batam na porta dos vizinhos só para pedir gelo, e, se pedir uma caixa de fósforos, devolva. Se precisou pedir uma vez, precisará pedir de novo. Trate bem a síndica. Um bom relacionamento com ela pode ser crucial para aquela festa durar meia horinha a mais ou para se chamar a polícia.

4 comentários:

May Guimarães disse...

realmente porteiro tem q ficar na portaria, a ultima estrofe foi uma indireta!??!?hauhauha
adoreiiii

Lívia disse...

"nunca antes visto na história desse país" -> parafraseando nosso querido presidente de nove dedos.
sempre tenho alguém por perto nas ocasiões em que podem haver desmaios. mas, fica a dica, giulia não é uma boa pessoa pra isso.

May Guimarães disse...

UAHuauhuhuhahu

Fiuzza? disse...

Continuação do comentário de Lívia:
... principalmente se precisarem levantar algum membro de seu corpo... como a perna direita ahushauhsuahsuahushauhsuahsuha
-----

Fique tranquilo Matheus, em todos os prédios que vou os porteiros estão em todos os lugares possíveis, menos na portaria.

Adorei o texto!