quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Falando Sério

Falando sério. Existem muitas coisas das quais se falar. O pensamento crítico não pode parar. Temos que continuar olhando, analisando, refletindo (que me perdoem meus professores de texto jornalístico, mas o gerúndio é a continuidade da ação).
Muitas das vezes me pego desiludido. Descrente de que um pensamento crítico possa realmente causar alguma mudança. Cheguei ao estágio e às 10h fui cobrir uma conferência de dois professores franceses (Professor Doutor Jacques Poulain e Professora Doutora Irma Medoux). O tema: Qual o papel do intelectual no mundo globalizado. Apaixonei-me pelos pensamentos, pelas retóricas...
Reproduzo um trecho: “Quais trabalhos podem fazer os universitários que não um trabalho intelectual? E é exatamente esse trabalho que está em discussão. Passamos, porém, por um processo de neutralização dessas discussões”. Entre outros assuntos, o professor Poulain – da citação acima – questionou a produção intelectual voltada apenas para os interesses de instituições. A Professora Irma prosseguiu: “Os intelectuais tem que trabalhar as suas críticas de maneira a mostrar a igualdade entre todos. A emancipação intelectual é, com efeito, a única garantia de que os intelectuais possam transmitir a capacidade crítica que construíram e isso é uma condição de emancipação social”.
Finalizo, depois de tudo isso sem muito a dizer. Apenas ressalto: pensar é libertador. E por horas enlouquecedor.

P.S.: Por motivos de doença, a coluna Arteculando não pôde ser publicada ontem.

3 comentários:

Lívia disse...

muitas vezes enlouquecedor.

o que houve com rafa?

Melina disse...

mas esse blog, hein.. sempre alguem deixando de postar.. tsc tsc tsc. hahaha

Fiuzza? disse...

Melina, por acaso você aceita ser nossa folguista?
Assim, não teremos mais o problema de faltas em nossas colunas diarias...
uahsuaushuahsuh
Bjs